Quem Somos

As linhas políticas do MTST

O MTST — Movimento dos Trabalhadores Sem Teto — é um movimento que organiza trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem: os bairros periféricos. Não é e nem nunca foi uma escolha dos trabalhadores morar nas periferias; ao contrário: o modelo de cidade capitalista é que joga os mais pobres em regiões cada vez mais distantes.

Mas isso criou as condições para que os trabalhadores se organizem nos territórios periféricos por uma série de reivindicações comuns. Criou identidades coletivas dos trabalhadores em torno destas reivindicações e de suas lutas. Ao mesmo tempo, a organização sindical, no espaço de trabalho, tem tido enormes dificuldades em organizar um segmento crescente de trabalhadores (desempregados, temporários, terceirizados, trabalhadores por conta própria, etc.), a partir de transformações ocorridas no próprio processo produtivo, que tornaram as relações trabalhistas mais complexas e diversificadas.

Assim, o espaço em que milhões de trabalhadores no Brasil e em outros países têm se organizado e lutado é o território. É aí que o MTST se localiza: somos um movimento territorial dos trabalhadores.

Para saber mais, adquira o livro do MTST!

 

7 comments

  • Rafael

    Pessoal, quem trabalha com carteira assinada conforme CLT porém não possui moradia própria (paga aluguel) pode ser considerado Sem Teto? Gostaria de saber mais sobre o movimento e se me enquadro nas condições. Me interagir é o primeiro passo para não tomar direito de outro… Agradeço quem me der atenção!

  • daniel

    gostaria de saber se teriam interesse de saber sobre uma area de terras pertencente a antiga Rede Ferroviaria Federal, uma area com mais de 40 mil metros quadrados e que esta sendo usada por um clube de futebol sem a devida autorização da união. poderiam ver realizados vários projetos sociais naquela área. Municipio de tubarão.

  • Kiara Santos

    Bom dia, somos alunos do segundo ano da escola SESI João Carlos Giovannini, em Santa Luzia, MG. Estamos realizando um projeto sobre movimentos sociais que incluí o MTST. Se tiverem disponibilidade gostaríamos da ajuda de algum responsável do movimento para mais informações. Caso seja possível entrem em contato no e-mail sesisenai16@gmail.com
    Desde já agradecemos

  • Rosa Maria Mattos e Silva

    Tenho 67 anos, ainda com algum vigor e muita indignação por tudo que vem acontecendo no nosso país, que, sobretudo, penaliza os mais pobres, sempre.
    Tenho muita admiração pelo trabalho e as conquistas que o Movimento vem fazendo. Imagino com quanta dificuldade.
    Não sou uma pessoa, digamos, qualificada porque não tenho formação universitária, títulos, curriculum, mas tenho vontade e, como já disse, indignação.
    Anos atrás publiquei um livro de poesia e faço alguns trabalhos de arte plástica . Tenho dois filhos, acho que o melhor trabalho que fiz, foi cuidar e educar. Dedicação integral, enquanto precisaram.
    Se acharem que posso ajudar em alguma coisa, façam contato, por favor.
    Rosa Mattos

  • Raimundo José dos Santos Filho

    O MTST é um dos movimentos fundamentais na construção da cidadania e na luta pela garantia dos direitos de todos, principalmente daqueles que são responsáveis pela produção da riqueza do país. Infelizmente, esses são os que menos acesso possuem ás riquezas que produzem com suas próprias mãos. Como o Brasil é um país de mentalidade escravocrata, temos uma linha de pensamento dominante que determina as ações de todos os poderes da República, no sentido de reduzir os trabalhadores às condições mais precárias. Isso tem um objetivo definido: manter o status quo ancestral, que conduz o pensamento da elite brasileira desde os tempos da Colônia; o trabalhador deve se contentar com as migalhas recebidas daqueles que expropriam sua produção. A elite brasileira descansa no trabalho alheio e se considera dona absoluta da riqueza nacional. O Legislativo e o Judiciário são os maiores responsáveis pela manutenção desse estado de coisas.

  • Jonas Alves Oliveira

    Pobre unido jamais será vencido

  • Vinicius

    Quero saber em qual estado ou cidades ocorreu esse movimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA