Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

Jornalistas da EBC protestam por restrições ao noticiar caso Marielle

20 de março de 2018

Orientação da gerência executiva

EBC advertiu o responsável

Jornalistas protestam contra ingerência editorial na EBC | Jonas Valente/Arquivo pessoal

Jornalistas da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) protestaram nesta 3ª feira (20.mar.2018) contra restrições ao noticiar o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol). Em email a que o Poder360 teve acesso, a gerência executiva da Agência Brasil, veículo que integra a EBC, teria orientado a redação “a não fazer manifestações sobre a morte da vereadora.”

De acordo com o jornalista da EBC e diretor do Sindicato de Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente, ao mesmo tempo em que houve redução de reportagens sobre o caso Marielle, houve uma cobertura institucionalizada e abrangente sobre o 8º Fórum Mundial da Água. Valente destacou que a EBC fechou 1 contrato de R$ 1,8 milhão com a Agência Nacional de Águas para realizar a cobertura do evento.

“Os jornalistas querem que os princípios de criação da EBC sejam respeitados. A empresa fala para os cidadãos e dos cidadãos. Comunicação pública tem que ouvir a sociedade”, disse.

Em nota, a direção da EBC afirmou ter sido surpreendida com a informação de que houve orientação na Agência Brasil para reduzir a cobertura dos assassinatos de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

Leia a íntegra da nota:

“A direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi surpreendida com a informação de que houve orientação na Agência Brasil para reduzir a cobertura dos assassinatos de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. O assunto tem sido amplamente coberto por todos os veículos da EBC. Só a Agência Brasil produziu, do dia 14 de março até as 12h09 de hoje (20.mar), 41 reportagens, seis galerias de imagens, uma reportagem em inglês e duas em espanhol sobre os assassinatos de Marielle e Anderson.

A orientação repassada pela gerência da Agência Brasil contraria a determinação do comando editorial da empresa de sempre pautar seus veículos pela melhor prática do jornalismo. Seus profissionais devem cobrir todos os temas da agenda nacional, como o caso Marielle, noticiando os fatos do dia a dia.

Em razão do ocorrido, o responsável foi formalmente advertido, e a direção enviou comunicado a todos os seus empregados reforçando a premissa editorial da empresa.”

 

Por Dyelle Menezes

Fonte: Poder360