Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo promove atividade cultural

O feriado de 7 de Setembro foi movimentado na Ocupação em São Bernardo do Campo. Além de uma forte massificação, houve uma assembleia com a presença de mais de 3 mil pessoas que escolheram o nome de “Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo”, reforçando a importância da luta de todos e todas por moradia e direitos sociais.

Destaca-se uma ação cultural para as crianças da ocupação e para isso, a diretora do SINPRO/ABC, Cristiane Gandolfi, juntamente com apoiadores de movimentos sociais da região e educadores, realizaram atividades envolvendo músicas, brincadeiras e contação de histórias com a promoção de momentos lúdicos e que contribuíram para o letramento social entre pais e filhos.

Cristiane mostrou a preocupação de todos os envolvidos em relação a invisibilidade das crianças nesse processo de luta e o quanto a Educação é valorosa para a construção coletiva da participação popular e a consciência humana:

“A luta por moradia é forte e muito importante e entendemos também que a criança sem moradia tem seu direito à educação prejudicado. Esse momento lúdico e de letramento social na ocupação é fundamental para todos”.

Ao final, afirmou a necessidade de se pensar maneiras para a realização de um senso escolar para saber quantas crianças e jovens estariam fora da educação básica, quantos adultos não concluíram os estudos e a necessidade de creches.

O dia da independência foi marcado de forma diferente por todos e todas que lutam por moradia digna: com o sorriso e a alegria de crianças e jovens que construirão uma sociedade mais humana e, sobretudo, justa.

MTST, a luta é pra valer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA