Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

MTST pela Democracia | Contribua com a luta em defesa das liberdades democráticas e contra o retrocesso!

8 de novembro de 2018

Contribua com o financiamento coletivo das ações do MTST em defesa das liberdades democráticas. Fortaleça a luta dos movimentos sociais!

https://benfeitoria.com/mtstpelademocracia

Diante do fortalecimento do discurso de ódio e de ações violentas contra mulheres, negras e negros, indígenas e pessoas da comunidade LGBTQ; diante da ameaça autoritária contra a democracia e da promessa de criminalização dos movimentos sociais, lançamos essa campanha de financiamento coletivo com o objetivo de fortalecer o MTST e suas iniciativas para o próximo período, que vão além da pauta de moradia — como as Brigadas Pela Democracia. Isso deve se dar por meio de formações, reuniões e mobilizações em defesa dos pilares do estado democrático de direito, tais como livre manifestação, oposição democrática e reivindicação de direitos sociais.

Precisamos do seu apoio. Juntos e juntas somos mais fortes!

Além de mais ódio e intolerância no dia-a-dia, o resultado das urnas trouxe o alerta da ameaça autoritária que se expressa no descaso às instituições, bravatas recorrentes destinadas à imprensa e à oposição, com a criminalização dos movimentos sociais e daqueles que se mobilizam para defender o regime democrático de direito e as liberdades.

Frente a tal situação, nossa resposta não poderia ser outra! Se crescem as ameaças, cresce também nossa disposição de lutar em defesa dos nossos direitos. O MTST e a Frente Povo Sem Medo já convocaram manifestações e plenárias em todo o Brasil, mobilizando milhares de pessoas. Seguiremos firmes, sem medo de defender os princípios democráticos e os direitos da classe trabalhadora e das ditas minorias sociais. E, para isso, contamos com você!

       

Há mais de 20 anos, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto organiza trabalhadoras e trabalhadores nas periferias das grandes cidades pelos direitos do povo, em especial o direito constitucional à moradia digna. Estamos presentes em 14 estados, mobilizando mais de 70 mil famílias.

Reivindicamos ampliação e melhorias nas políticas públicas por moradia através da ocupação de grandes terrenos abandonados nas regiões metropolitanas, que não cumprem sua função social, servindo apenas à especulação imobiliária e ao enriquecimento de seus proprietários. Mas não só: lutamos por reforma urbana e uma nova lógica de cidade, que priorize o bem-estar e a dignidade todos e todas. Nossa atuação se baseia na mobilização popular, formação política e nas relações de solidariedade, com formações sobre os direitos sociais, organização de atividades culturais, atividades de socialização e a troca de experiências e saberes.

MTST, A LUTA É PRA VALER!

Para encarar tais ameaças, lançamos essa campanha para viabilizar uma série de atividades internas e externas ao MTST que planejamos em defesa da democracia, dos direitos e pela não criminalização dos movimentos sociais. Entre nossas iniciativas temos as Brigadas Pela Democracia, que são grupos de pessoas que responderam ao nosso chamado e pretendem se engajar em iniciativas pela democracia, em reuniões e atividades presenciais e nas redes.

Atividades propostas e prestação de contas:

  • Encontros e debates de organização das Brigadas pela Democracia, em diversos estados do Brasil;
  • manutenção e organização dos grupos das Brigadas no whatsapp com ações nas redes;
  • curso de formação política e análise de conjuntura para militantes do MTST em São Paulo (total de 70 pessoas);
  • mobilizações;
  • encontro da coordenação nacional do MTST previsto para janeiro de 2019, em São Paulo (total de 30 pessoas vindas de AL, CE, DF, GO, MG, PB, PE, RJ, RR, RS, SE, SP, TO).
Guilherme Boulos em atividade de chamada das Brigadas Pela Democracia na USP