Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

MAIS UMA VITÓRIA DO MTST: Caixa reassume o compromisso de contratações para a faixa 1 do “Minha Casa, Minha Vida”

29 de junho de 2017

Por Brigada de Comunicação

Milhares tomaram a avenida Paulista, mesmo sob chuva

Durante a tarde da terça-feira, 13 de junho, mais de 10 mil companheiras e companheiros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto marcharam até a Caixa Econômica Federal, na Avenida Paulista, São Paulo, para exigir a retomada das contratações da construção de moradias populares pelo “Minha Casa, Minha Vida”.

Por mais de duas horas, as milhares de pessoas, mesmo sob chuva e frio, mantiveram-se firmes, reivindicando o direito à moradia digna, enquanto acontecia uma reunião do movimento com a engenharia e a superintendência da Caixa, e que teve um desfecho vitorioso: a garantia do compromisso de recontratação do programa para a faixa 1 de renda.

Após a reunião, Guilherme Boulos afirmou que a assembleia seria rápida por conta da chuva, mas brincou com os militantes: “O que é um pingo para quem tá todo molhado?”. O líder destacou que falaria dois pontos antes de passar para Fernando Cera, representante da Caixa.

O primeiro ponto: “Antes de qualquer coisa, parabenizar os guerreiros e guerreiras que, hoje, tomaram a Avenida Paulista e ficaram aqui, debaixo de chuva durante horas, agitando, gritando porque tem um objetivo… e vieram aqui lutar por direitos de forma organizada, de forma pacífica. Uma salva de palmas para todos vocês que fizeram essa manifestação hoje”.

O segundo: “O dia de luta, dia molhado que cada um aqui teve nesta manifestação, valeu a pena porque o resultado da reunião foi positivo em relação ao que nós viemos buscar, aqui, hoje”.

Em seguida, passou a fala para Fernando Cera, representante da Caixa, que trouxe o resultado vitorioso:

“Boa noite, pessoal.

Nós tivemos uma reunião longa, mas muito produtiva porque olhamos projeto a projeto, inclusive. Essa reunião aconteceu com a engenharia da Caixa e a superintendência que cuida do município de São Paulo, dos municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra e também com a matriz da Caixa.

Amanhã, será divulgada para as entidades o enquadramento com as propostas que foram apresentadas e nós já discutimos cada projeto do MTST, as pendências que eventualmente serão apresentadas ou os projetos que não têm pendência.

Amanhã a entidade vai ter conhecimento detalhado disso e, não só o MTST, como todas as entidades que apresentaram propostas com recursos do FDS.

As entidades têm um prazo de fazer, de apresentar eventualmente as pendências que foram apontadas e o recurso. O compromisso da Caixa é que, dentro de um prazo estabelecido, a gente vai fazer essa análise para poder encaminhar para o Ministério.

Então vocês podem ficar tranquilos que, em relação à Caixa, têm a garantia que a gente vai analisar o recurso dentro do prazo e encaminhar isso para o Ministério. Ok?”

Além disso, a liderança do movimento ressaltou a realização de uma nova reunião com a Caixa para a apresentação de novos projetos de habitação ao Ministério das Cidades.

A assembleia foi encerrada com Boulos reforçando a luta do movimento pela saída de Michel Temer: “Todo dia que saímos, lutamos também pelo “Fora, Temer” e por “Diretas, Já” porque queremos um outro projeto para o país!”

 

MTST, a luta é pra valer!
#MTST