MTST

Lonas e Lutas | Mostra fotográfica no Instagram apresenta Ocupação Povo Sem Medo de SBC

O fotojornalista Danilo Martins Yoshioka sempre teve simpatia pelas ocupações urbanas, que fazem parte da luta por moradia. Ainda que distante desse universo, ele procurava ter um olhar diferente sobre o assunto, longe da criminalização que parte da imprensa e da sociedade assumem. E quando a Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo surgiu próxima de onde vive, em 2017, Danilo e um amigo, que é jornalista, foram conhecer.

Durante mais de cinco meses, os dois visitaram o local, conheceram os acampados, ouviram relatos, tiraram centenas de fotos e produziram textos. Desse trabalho, agora surge a mostra Lonas e Lutas, com mais de 63 fotos e relatos publicados numa página própria na rede social Instagram, que será constantemente atualizada do dia 14 de maio a junho.

É um tema que a gente sempre vê falando na tv, mas que geralmente não é aquilo que a tv passa — falando que são vagabundos e não é bem assim. A gente já sabia, já tinha estudado sobre, mas queria mostrar pra essas pessoas que elas estavam erradas. Mostrar pras pessoas que não entendem o que é uma ocupação, por que as pessoas fazem isso“, conta Danilo Yoshioka.

A mostra, na verdade, conta com mais de 100 postagens no Instagram, sendo que parte delas compõe um mosaico com tamanhos distintos. Já os textos que as acompanham contam histórias das pessoas que fizeram parte da Povo Sem Medo, organizada pelo MTST durante mais de 7 meses, com mais de 8 mil famílias.

“Mais do que apresentar uma das maiores ocupações já realizadas no Brasil, e que recebeu o apoio de diversas celebridades, como o cantor Caetano Veloso e o ator Wagner Moura, @lonaselutas fala sobre pessoas. Gente que antes de ser militante, ocupante, baderneiro ou invasor (qualificações que dependem do seu ponto de vista ou opinião política), é ser humano. Com sonhos, medos, virtudes e defeitos”, destaca o texto do evento da mostra.

Mostra Fotográfica Lonas e Lutas, por Danilo Yoshioka

Onde: na página @lonaselutas, no Instagram;

Quando: de 14 a 22 de junho de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA