Logo do MTST
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Tik Tok

2 meses da Ocupação Carolina de Jesus em Recife-PE

17 de abril de 2017

Fonte: MTST Pernambuco

Foto destaque: Vinícius Sobreira

Há dois meses, centenas de famílias ousaram criar um novo lugar na cidade do Recife, movidas pela necessidade urgente de uma moradia. Onde só havia mato, entulhos e vestígios de coisas ruins, surgiu a esperança de uma vida nova com a construção da ocupação Carolina de Jesus.

Essa trajetória, no entanto, não foi fácil. Foi preciso muita resistência para enfrentar uma tentativa de despejo e para superar a violência do Massacre da CEHAB.

Hoje, a vitória está cada vez mais próxima e as famílias aguardam a confirmação do prometido repasse do terreno por parte do Governo do Estado para que possam encaminhar o projeto do Condomínio Carolina de Jesus para acessar os recursos da atual chamada do Minha Casa, Minha Vida Entidades.

Enquanto isso, novas relações vão surgindo nas cozinhas coletivas, nas hortas comunitárias, nas rodas de diálogo, nos mutirões de organização, nas oficinas, nas discussões das assembleias e uma infinidade de outras atividades que fazem a vida diária do que hoje já é uma comunidade.

Em tempos de crise, a Carolina de Jesus é a prova de que o caminho da mudança é a luta popular.

Agradecemos a Leon Sampaio e ao Centro Popular de Direitos Humanos – CPDH pela realização deste vídeo que retrata um pouco desse universo, que só é possível graças ao apoio de diversas outras organizações e apoadoras(es).

MTST, a luta é pra valer!

https://www.facebook.com/MTSTPernambuco/videos/417957465231233/